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Código de Ética e Conduta

ASSOCIADOS
1. RESPEITO ÀS LEIS
Todo associado é responsável por seus atos dentro das dependências da VIDA 60 MAIS e durante o exercício do seu trabalho, bem como com a consecução dos serviços e a entrega dos produtos. Cada um tem o compromisso de conhecer e respeitar as leis e normas vigentes aplicáveis às suas atividades, bem como os procedimentos internos da VIDA 60 MAIS.
2. REPRESENTANDO A VIDA 60 MAIS
A reputação organizacional é um bem construído ao longo do tempo, mas que pode ser destruído de uma só vez. Desta forma, todos devem agir de acordo com os melhores interesses da VIDA 60 MAIS, colocando em prática, no ambiente de trabalho, os valores e princípios da Cultura Corporativa.
Mantenha um padrão de conduta em eventos oficiais e sempre que trajar roupas, crachás e outros objetos que o identifiquem como associado. Além disso, o mesmo padrão de conduta é esperado nas interações com clientes, fornecedores, outros associados, mercado e a sociedade em geral, seja por meio físico ou virtual. Assegure-se, em todos os momentos, de que suas opiniões pessoais não se confundam com as da VIDA 60 MAIS.
3. Segurança e Saúde
A preservação da saúde e integridade física dos associados é uma preocupação constante. A VIDA 60 MAIS compromete-se com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde no trabalho e cumpre rigorosamente as leis e normas relativas à Segurança e à Medicina do Trabalho.
COMO PROCEDER:
a. Se você observar uma situação de ameaça à sua integridade física ou à de outros associados no ambiente de trabalho você deve alertá-los, informar ao gestor responsável e à área de Segurança do Trabalho da VIDA 60 MAIS;
b. Você deve sempre cumprir as políticas, normas e procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho da VIDA 60 MAIS;
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c. Você deve sempre trabalhar utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs) ou uniformes, quando seu uso for obrigatório.
4. VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
A VIDA 60 MAIS acredita que a diversidade contribui com diferentes visões de mundo e enriquece o trabalho, fazendo com que o atendimento a todos os clientes seja cada vez melhor. São intoleráveis quaisquer formas de discriminação, incluindo as relacionadas a:
a. Etnia;
b. Origem;
c. Gênero;
d. Orientação Sexual;
e. Crença religiosa;
f. Convicção política ou ideológica;
g. Condição de sindicalização;
h. Classe Social;
i. Presença de deficiência;
j. Estado civil;
k. Idade.
Tal princípio ou orientação aplica-se não só ao recrutamento, como também a todas as decisões relativas à formação, promoção, vínculo laboral e condições de trabalho no geral.
5. RELACIONAMENTO
Na realização das atividades de trabalho, o associado lida com os mais variados públicos. É dever de todos zelar pela reputação da VIDA 60 MAIS nessas relações, colaborando para a manutenção da imagem de uma empresa ética e responsável. Alguns desses públicos estão listados a seguir:
Entre associados
Espera-se, nas relações entre os associados, a cordialidade no trato, a confiança, o respeito e a conduta digna e honesta, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.
Relacionamento afetivo
É desaconselhado a todo associado que, de qualquer modo, tenha como atribuição o exercício de poder hierárquico, manter relacionamento familiar (até o 2º grau de parentesco), íntimo ou amoroso com seus subordinados.
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Nesse contexto, consideram-se familiares: avós, pais (inclusive madrasta e padrasto), filhos, netos, primos, tios e sobrinhos.
Caso o associado em exercício de poder hierárquico, ou promovido a essa condição, tenha entre seus subordinados qualquer outro associado que seja seu familiar, namorado, companheiro, cônjuge, ou qualquer pessoa com a qual mantenha relacionamento familiar, íntimo ou amoroso, o fato deverá ser levado prontamente ao conhecimento do seu superior imediato e da Diretoria de Recursos Humanos. Dessa forma, será avaliada a possibilidade de mudança de algum dos associados envolvidos para outra equipe, setor ou chefia, objetivando evitar possível conflito ético e de interesses no exercício das respectivas funções.
6. DIREITO À INFORMAÇÃO
Cada gestor assume o compromisso de comunicar e disseminar as normas da VIDA 60 MAIS todos os associados, assim como as informações de caráter institucional, de forma a garantir que suas atividades e as da VIDA 60 MAIS sejam exercidas com coerência e qualidade.
7. GESTÃO PARTICIPATIVA
A VIDA 60 MAIS proporciona um ambiente favorável, privilegiando o diálogo, e estimula a participação do associado de forma que ele possa, efetivamente, contribuir com a gestão da VIDA 60 MAIS.
8. EMPRÉSTIMO ENTRE ASSOCIADOS
O associado que necessitar de empréstimo financeiro não deve realizá-lo com pessoas que trabalham ou desejem trabalhar na VIDA 60 MAIS. Os empréstimos devem ser solicitados a instituições financeiras, inclusive com as que mantêm relações comerciais com a VIDA 60 MAIS, desde que não utilizem dessas relações para influenciar seu empréstimo pessoal.
9. MÍDIA
A solicitação de informações financeiras ou de negócios por parte da mídia, da comunidade financeira ou do público deve sempre ser submetida à Diretoria . É fundamental que ninguém responda pessoalmente a tais solicitações, uma vez que qualquer resposta inadequada ou inexata (inclusive uma simples contestação de alguma declaração) pode resultar em publicidade desfavorável ou afetar seriamente a posição legal da VIDA 60 MAIS.
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A solicitação de entrevistas ou declarações deve ser encaminhada ao Departamento de Comunicação.
10. MÍDIAS SOCIAIS
A VIDA 60 MAIS está nas principais redes sociais e possui associados responsáveis pela gestão do conteúdo publicado nelas. No entanto, é válido lembrar que proteger a imagem da VIDA 60 MAIS é responsabilidade de todos.
Dessa forma, deve-se:
a. Encaminhar à Ouvidoria reclamações de clientes postadas em redes sociais para que sejam tratadas de forma adequada;
b. Entender que as regras de confidencialidade de informações se aplicam também às redes sociais;
c. Compreender que as informações divulgadas são de responsabilidade do associado e não da VIDA 60 MAIS;
d. Compartilhar por meio de seus perfis apenas os conteúdos que já foram anteriormente publicados pelas páginas oficiais;
e. Atentar para que as postagens com conteúdo e fotos de eventos, treinamentos, reuniões e dia a dia da VIDA 60 MAIS não divulguem informações estratégicas ou confidenciais, ou exponham a imagem de associados e terceiros de forma desautorizada;
f. Lembrar que seu perfil pode estar sendo visualizado não apenas por colegas, mas também por clientes, acionistas e concorrentes.
11. CONCORRENTES
É do interesse da VIDA 60 MAIS operar em um mercado justo e dar o exemplo. Cabe a cada associado manter essa relação de cordialidade, sempre com atenção à preservação da imagem corporativa e das informações confidenciais
A competitividade dos produtos comercializados deve ser exercida com base na concorrência leal. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou
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contribuir para a divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com respeito.
É legítima e necessária ao negócio a obtenção de informações de mercado, não se admitindo, porém, que sejam adquiridas por procedimentos ilegítimos.
12. CUMPRIMENTO DE COMPROMISSOS FINANCEIROS
Os associados deverão cumprir seus compromissos financeiros decorrentes de compras ou de quaisquer outras obrigações assumidas no âmbito de relações de caráter pessoal, realizadas ou contraídas em qualquer unidade da VIDA 60 MAIS e subsidiárias, de forma a preservar sua imagem e não comprometer a relação e a atividade profissional.
13. DOAÇÃO DE PRODUTOS E APOIO A PROJETOS
Todas as doações de produtos e patrocínios realizadas pela VIDA 60 MAIS para instituições sociais devem estar de acordo com a Política de Doações de Produtos e Apoio a Projetos.
A Área de Comunicação é responsável por verificar, aprovar e realizar parcerias e patrocínios para os projetos culturais, sociais e esportivos realizados por meio de incentivos fiscais federais, estaduais e municipais.
A área de Sustentabilidade é responsável por aprovar e apoiar todos os projetos sociais e ambientais, bem como aprovar e supervisionar todas as doações realizadas pela VIDA 60 MAIS.
14. CONFLITO DE INTERESSES
O Conflito de Interesses ocorre quando um associado é capaz de influenciar uma decisão da VIDA 60 MAIS ou de outros associados ou gestores que possa resultar em algum ganho pessoal, direto ou indireto, para si, membros da sua família ou amigos.
Os associados devem zelar para que suas ações não conflitem com os interesses da VIDA 60 MAIS, nem causem dano à sua imagem e reputação. As relações pessoais não devem se sobrepor à conduta profissional do associado.
As transações de negócio devem ser conduzidas de acordo com os interesses da VIDA 60 MAIS. Ninguém, quer seja pessoa física, entidade comercial ou empresa (pessoa jurídica), que mantenha relacionamento com algum associado, poderá obter qualquer benefício em razão da posição desse associado na VIDA 60 MAIS. Além disso, nenhum associado poderá beneficiar-se de sua função na VIDA 60 MAIS.
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15. POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Todo aumento de quadro deverá ser aprovado pela Diretoria, e nenhum associado será admitido sem submeter-se ao processo seletivo. O ingresso nos quadros da VIDA 60 MAIS não considera qualquer vínculo de parentesco, ou de qualquer natureza, e obedece rigorosamente aos princípios de competência e potencial.
A nenhum associado é permitido condicionar a manutenção do relacionamento comercial existente entre o cliente/fornecedor e a VIDA 60 MAIS a qualquer tipo de favorecimento na contratação ou ascensão profissional.
16. ATIVIDADES POLÍTICAS
A VIDA 60 MAIS respeita o direito de os associados de participarem, como cidadãos, da vida política do país. No entanto, é terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho e/ou que envolvam, sob qualquer forma, recursos da VIDA 60 MAIS.
Os associados tampouco poderão usar uniformes ou crachás da VIDA 60 MAIS quando participarem dessas atividades ou utilizar camisas de partidos, candidatos ou adesivos nas dependências da VIDA 60 MAIS.
Também é proibida a veiculação de qualquer forma de propaganda política nas instalações, em publicações ou em quaisquer bens, móveis ou imóveis, de propriedade da VIDA 60 MAIS. Do ponto de vista individual, cada associado permanece livre para fazer contribuições pessoais a candidatos e partidos políticos de sua preferência. A contribuição pessoal é responsabilidade de cada indivíduo. A VIDA 60 MAIS não aceita qualquer responsabilidade ou obrigação pelas contribuições pessoais dos seus associados.
17. USO DE ÁLCOOL E DROGAS ILÍCITAS.
É proibido o uso de álcool e drogas ilícitas pelos associados durante o exercício das atividades profissionais e nas dependências da VIDA 60 MAIS.
Todos os associados devem assegurar que seu desempenho no trabalho e capacidade de julgamento não sejam afetados pelo consumo de substâncias que possam, de alguma forma, comprometê-los.
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18. PRESENTES OU BRINDES
Nenhum associado pode aceitar presentes, favores, participar de eventos, receber empréstimos ou benefícios especiais de pessoas ou empresas com as quais a VIDA 60 MAIS tenha ou objetive ter relações comerciais. O presente ou benefício que porventura for enviado será recebido em nome da VIDA 60 MAIS em qualquer dos endereços comerciais e encaminhado aos cuidados do Departamento de Serviços Administrativos na sede da VIDA 60 MAIS ou aos cuidados da área de Gente e Gestão, em outras localidades.
Caso algum presente seja encaminhado a endereço particular, o associado deverá agir da mesma forma e, simultaneamente, escrever ao fornecedor, com cópia à Diretoria, agradecendo e informando que os brindes só podem ser enviados aos endereços comerciais da VIDA 60 MAIS.
Os associados devem informar a todos os fornecedores sobre a política para presentes ou brindes.
19. FONTES DE RECEITA
A VIDA 60 MAIS não permite, em hipótese alguma:
a. Passar listas ou rifas nas dependências da VIDA 60 MAIS;
b. Receber gorjetas pelo desempenho das atribuições e funções desempenhadas na VIDA 60 MAIS;
c. Comercializar qualquer tipo de mercadoria ou produto para proveito próprio, nas dependências da VIDA 60 MAIS;
20. ATIVIDADES PARALELAS
São consideradas atividades paralelas o desempenho, pelo associado, de outras atividades profissionais além daquelas realizadas na VIDA 60 MAIS.
Podem ser exercidas atividades paralelas, desde que não prejudiquem o seu desempenho na VIDA 60 MAIS, que sejam realizadas fora do horário de trabalho, que não sejam conflitantes com as atividades e atribuições desempenhadas na VIDA 60 MAIS (“Conflito de Interesses”) e com o segmento de atuação de VIDA 60 MAIS.
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O que não é permitido:
a. Associado prestar serviços para a VIDA 60 MAIS como fornecedor, mesmo que fora do horário de trabalho;
b. Associado participar da aprovação da contratação de fornecedores ou prestadores de serviços em que figure como sócio ou possua familiar como sócio;
c. Utilizar de suas relações empresariais para a obtenção de benefícios voltados à atividade paralela;
d. Utilizar informações estratégicas e/ou confidenciais da VIDA 60 MAIS em palestras, cursos e/ou em qualquer manifestação pública em que estiver envolvido.
Em caso de dúvidas, consulte a área de Recursos Humanos e/ou Superior Hierárquico Imediato.
21. ASSÉDIO
A VIDA 60 MAIS acredita que manter um ambiente livre de violência ou ameaças é essencial para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. Linguagem ou gestos inapropriados ou qualquer tipo de violência não serão tolerados.
Assédio moral
É inaceitável que qualquer associado seja exposto a situações humilhantes e/ou constrangedoras, não importando de que forma esteja envolvido. Qualquer conduta negativa que desestabilize a relação entre os associados no ambiente de trabalho será apurada e punida com rigor.
Assédio sexual
É proibida a prática de qualquer forma de assédio sexual. Qualquer comportamento deste tipo, se comprovado, estará sujeito às sanções das leis vigentes, inclusive demissão por justa causa.
Assédio sexual. Art. 216-A. (Código Penal) - Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.
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22. REGISTROS FINANCEIROS E EMPRESARIAIS
Garantir registros comerciais e financeiros exatos e completos é responsabilidade de todos. Essa exatidão se reflete na reputação e na credibilidade da VIDA 60 MAIS e assegura o cumprimento das obrigações legais da VIDA 60 MAIS, assim como dos parceiros de negócio. Assim:
a. Sempre registre e classifique as transações no período contábil apropriado e na conta e departamento corretos. Não atrase nem acelere o registro de receitas ou despesas para atingir objetivos de orçamento;
b. Orçamentos e balanços devem ser sustentados pela documentação apropriada;
c. Certifique-se de que todos os relatórios estejam completos, justos, precisos, pontuais e compreensíveis;
d. Nunca falsifique documentos ou neles insira qualquer informação que comprometa seu valor documental;
e. Não distorça a natureza real de nenhuma transação;
f. Cumpra com as obrigações fiscais locais e zele para que, nas negociações comerciais com fornecedores, nenhuma redução de preço seja concedida em contrapartida de sonegação fiscal, pirataria, contrabando ou descaminho;
g. Os pagamentos devem ser feitos apenas à pessoa ou empresa que realmente tenha fornecido as mercadorias ou prestado os serviços à VIDA 60 MAIS e com o recolhimento dos devidos tributos.
Ao tomar conhecimento de omissão, falsificação ou imprecisão nos registros contábeis e financeiros, ou nas informações que fundamentam tais registros, ou em outras comunicações, ou qualquer violação dos controles internos, todo associado deve relatar o fato imediatamente à sua gerência ou à Diretoria.
23. MANIPULAÇÃO DE DADOS
A VIDA 60 MAIS preza pela exatidão e qualidade de todos os registros da empresa. É imprescindível que todas as informações da VIDA 60 MAIS reflitam o cenário real, de forma completa, organizada e confiável. A manipulação de informações e/ou resultados não será permitida em hipótese alguma.
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A excelência na gestão dos registros permite que a VIDA 60 MAIS tome decisões de forma mais consciente e eficaz, além de cumprir em muitas situações com suas obrigações legais.
Quem é responsável por garantir a qualidade dos registros? Apenas os associados das áreas financeiras e contábil? Todos os associados, independentemente da área, são responsáveis por assegurar que os registros sejam feitos com qualidade, sejam eles de vendas, despesas, avaliações de desempenho, estoque, horas trabalhadas, variáveis comerciais ou qualquer outro registro realizado dentro da empresa.
24. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA VIDA 60 MAIS
Os recursos da VIDA 60 MAIS são destinados a ajudar os associados a alcançar os objetivos do negócio e da própria VIDA 60 MAIS.
A utilização incorreta ou desperdício desses recursos, incluindo o tempo de trabalho dos associados, prejudica as operações e desempenho do negócio e da VIDA 60 MAIS. Não serão tolerados o uso dos bens ou informações da VIDA 60 MAIS para ganho ou vantagens pessoais. Todo associado é responsável por tomar providências contra o furto, a apropriação indébita, o mau uso, a perda, o vazamento, o dano ou a sabotagem de qualquer bem ou informação da VIDA 60 MAIS.
Os incidentes devem ser reportados para o email [email protected].
25. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Os associados e prestadores de serviço da VIDA 60 MAIS, independentemente de seu vínculo, função ou nível hierárquico, são responsáveis por proteger os ativos tecnológicos e as informações de que façam uso, tanto nos ambientes físicos quanto digitais a que tenham acesso, respeitando as políticas e mecanismos de controle e proteção a empregados, devendo assegurar que toda a informação não pública seja mantida em absoluta confidencialidade.
As diretrizes a seguir ajudam a proteger informações da VIDA 60 MAIS:
a. Garanta que todos os ativos de informação possuam controle de acesso, de forma a registrar, monitorar e impedir que pessoas não autorizadas visualizem, modifiquem, armazenem ou compartilhem informações;
b. Sua identificação (login, senha, acessos a sistemas/redes etc.) é única e intransferível e você deve ter acesso apenas às informações e processos indispensáveis às suas atividades;
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c. Proteja todos os registros confidenciais e evite o seu compartilhamento e impressão;
d. Sempre que for se ausentar do posto de trabalho, guarde todos os papéis dentro da gaveta e bloqueie o seu computador;
e. Em hipótese alguma divulgue informações confidenciais a terceiros que não façam parte da VIDA 60 MAIS (incluindo familiares);
f. Não trabalhe com informação confidencial em áreas públicas, onde as conversas possam ser escutadas e a confidencialidade dos dados comprometida;
g. Trate as informações confidenciais com rigor e descarte-as de forma a impedir a sua recuperação, caso não sejam mais necessárias aos negócios da VIDA 60 MAIS;
h. Você, associado ou prestador de serviço, tem a obrigação de reportar imediatamente quaisquer incidentes de segurança de que tome conhecimento, permitindo que sejam registrados, avaliados e tratados.
Os incidentes devem ser reportados para o email [email protected].
O que é informação não pública?
É qualquer informação que a VIDA 60 MAIS não revelou nem tornou disponível para o público em geral, o que inclui informações relacionadas a:
a. Associados;
b. Contratos;
c. Planos estratégicos e comerciais;
d. Mudanças administrativas importantes;
e. Novos lançamentos de produtos; fusões e aquisições;
f. Especificações técnicas;
g. Preços;
h. Propostas;
i. Dados financeiros, custos de produtos, planos de expansão etc.
h. Dados pessoais de Clientes sob custódia eletrônica e/ou digital da VIDA 60 MAIS;
Uso de informações privilegiadas
Comercializar ações ou títulos mobiliários com base em informações materiais não públicas ou fornecê-las a pessoas que poderão negociá-las é contra a lei e pode resultar em processo legal
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e em penalidades administrativas e criminais. Se você possui informações privilegiadas sobre a VIDA 60 MAIS, fornecedores, ou concorrentes, é seu dever não realizar qualquer operação comercial beneficiada pelo uso destas informações, visando obter ganho ou vantagem próprios ou para terceiros.
Privacidade
A VIDA 60 MAIS respeita a confidencialidade dos dados pessoais dos seus associados (tais como registros pessoais, fotografias e local de residência). Apenas os dados necessários ou legalmente exigidos para o desempenho eficaz da VIDA 60 MAIS e cumprimento de obrigações legais são solicitados e retidos ou eventualmente divulgados em atendimento à legislação específica.
OBSERVAÇÃO: a VIDA 60 MAIS se reserva o direito de monitorar o uso de computadores, telefones fixos, smartphones, tablets, celulares, rádios e outros equipamentos disponibilizados, sistemas e atividades de rede, incluindo, mas não se limitando a e-mail, correio de voz, uso da Internet e de qualquer informação armazenada em tais equipamentos, sistemas ou servidores, em circunstâncias apropriadas e com vista à proteção das informações e da segurança do tráfego de informação e conteúdo armazenados em tais equipamentos e sistemas, sempre com respeito à legislação aplicável.
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CLIENTES
1. COMUNICAÇÃO
A VIDA 60 MAIS disponibiliza canais de comunicação para que seus clientes manifestem suas opiniões. Além disso, há o compromisso de que todas as solicitações, reclamações e pedidos de informações sejam respondidos dentro de prazos preestabelecidos e com a devida qualidade.
Direito à Informação
A VIDA 60 MAIS se compromete a fornecer informações claras e corretas sobre seus produtos e serviços.
Marketing Responsável
As ações de comunicação, marketing ou publicidade desenvolvidas pela VIDA 60 MAIS e por suas subsidiárias baseiam-se em nossos valores e princípios e respeitam a legislação e códigos de autorregulamentação do setor, garantindo o alinhamento com preceitos éticos e de respeito ao consumidor, ao cidadão e ao meio ambiente.
2. ATENDIMENTO
O cliente deve obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo esperado. No atendimento ao cliente, deverão ser consideradas premissas básicas:
a.Tratar o cliente com empatia e entusiasmo;
b. Ouvir com atenção as dúvidas do cliente e saná-las de acordo com os procedimentos adotados pela VIDA 60 MAIS;
c. Transmitir segurança e credibilidade ao cliente;
d. Não utilizar termos informais, diminutivos ou palavras ofensivas;
e. Não finalizar o contato com o cliente sem que as dúvidas sejam esclarecidas;
f. Não utilizar, apagar, copiar ou repassar quaisquer dados confidenciais de clientes a que venha a ter acesso.
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3. QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
A VIDA 60 MAIS se compromete com a melhoria permanente da qualidade de seus produtos e serviços. Caso seja necessária a troca de algum produto, a VIDA 60 MAIS compromete-se a fornecer os meios e contatos necessários para tanto com o FORNECEDOR / VENDEDOR e Fornecedores, além dos aspectos já contidos no Código de Defesa do Consumidor, procedimento interno estabelecido e previamente informado ao cliente.
Tal ato será de única e inteira responsabilidade do FORNECEDOR / VENDEDOR.
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FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO
1. IGUALDADE
A honestidade frente aos fornecedores e prestadores de serviço é requisito essencial para relações saudáveis e duradouras. Portanto, os fornecedores devem ser considerados parceiros.
A VIDA 60 MAIS dá a todos os seus potenciais fornecedores e prestadores de serviço um tratamento justo e uniforme. Suas decisões se baseiam em critérios objetivos, tais como preço, qualidade, confiabilidade e honestidade do fornecedor, promovendo, desta forma, uma seleção justa e igualitária.
2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E CONTRATOS COMERCIAIS
É exigido de todo fornecedor e prestador de serviço o cumprimento das leis vigentes no campo ambiental, civil, consumerista, fiscal/tributário e trabalhista e o respeito aos acordos firmados nos contratos comerciais. A VIDA 60 MAIS reserva-se o direito de não contratar serviços, ou de interromper o relacionamento comercial com fornecedores que não atendam a esses critérios.
Não serão tolerados negócios com fornecedores de reputação duvidosa. É expressamente proibido a todos os associados efetuar qualquer pagamento impróprio, duvidoso ou ilegal, ou favorecer clientes, fornecedores ou concorrentes pela concessão de benefícios indevidos.
A VIDA 60 MAIS ressalta que todos os contratos comerciais devem ser aprovados pelo Departamento Jurídico.
3. QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
A VIDA 60 MAIS apoia e orienta seus fornecedores para a constante melhoria de seus processos, produtos fornecidos e serviços prestados, sempre de acordo com o padrão de qualidade estabelecido.
4. DIREITO AUTORAL
Os produtos desenvolvidos pelos fornecedores com exclusividade para a VIDA 60 MAIS e subsidiárias, a partir de sua orientação e apoio, são propriedade da VIDA 60 MAIS, estando
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vedada sua comercialização para terceiros, sem a devida e expressa autorização da Diretoria da VIDA 60 MAIS.
5. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Os dados confidenciais da VIDA 60 MAIS e de seus usuários/clientes deverão ser tratados pelos fornecedores e prestadores de serviços de forma responsável e respeitosa, assegurando-se seu uso exclusivo para o desenvolvimento dos produtos das atividades e serviços prestados à VIDA 60 MAIS.
6. SAÚDE E SEGURANÇA
A VIDA 60 MAIS se compromete com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde no trabalho e cumpre rigorosamente as leis e normas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho. Assim, a VIDA 60 MAIS reserva-se o direito de não contratar serviços ou estabelecer relações comerciais com fornecedores, parceiros ou empresas prestadoras de serviço que coloquem em risco a saúde dos seus próprios empregados ou que tolerem tais práticas em suas cadeias de valor, incluindo:
a. Formas de trabalho compulsório ou que firam os direitos do trabalhador, previstos por lei;
b. Uso de mão-de-obra infantil;
c. Qualquer forma de abuso ou exploração sexual, conforme previsto por lei, incluindo de crianças e adolescentes;
d. A prática de ações que configurem assédio moral e sexual.
7. VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
A VIDA 60 MAIS não tolera práticas de discriminação por parte de seus fornecedores, parceiros comerciais ou prestadores de serviço, pois acreditamos que a diversidade contribui com diferentes visões de mundo e enriquece o trabalho.
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GOVERNO E SOCIEDADE
1. Responsabilidade Socioambiental
Muitas das atividades inerentes à comercialização de produtos têm impactos no meio ambiente e nas comunidades nas quais a VIDA 60 MAIS atua. É responsabilidade da VIDA 60 MAIS reduzir esses impactos e contribuir para:
a. Disseminar a consciência ambiental;
b. Adotar iniciativas para a redução do consumo de energia, água e suprimentos e para o aumento da coleta seletiva do lixo gerado por todas as unidades da VIDA 60 MAIS;
c. Ter atitudes ecologicamente corretas, o que inclui ter os milhares de fornecedores e milhões de clientes como multiplicadores desta política ambiental;
d. Preservar o meio ambiente e gerar melhor qualidade de vida para as próximas gerações.
2. Poder Público e Legislação
A VIDA 60 MAIS obedece a todas as leis que regulam suas atividades. A consulta ao departamento Jurídico deve ser um hábito, sempre que houver dúvidas envolvendo a legislação.
3. Combate à Corrupção
A corrupção é inaceitável na VIDA 60 MAIS, seja praticada por nossos associados, fornecedores e prestadores de serviços, seja por qualquer participante da nossa cadeia de valor. Este comportamento não está de acordo com a Cultura Corporativa, não beneficia as comunidades e representa um ônus para a VIDA 60 MAIS. O suborno é uma forma de corrupção e é ilegal.
Suborno é o ato de dar dinheiro, bens materiais ou outros benefícios a terceiros para obter coisa ou vantagem ilícita ou imoral.
VIDA 60 MAIS

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